Produtos

Osmose Inversa - Anfitrite TB30

Apresentamos a Anfitrite TB30, a Osmose Inversa de caudal de produção de 30m3/h totalmente produzida pela Tecnobento. A Anfitrite é uma Osmose cujo processo primordial passa pela eliminação de compostos iónicos, compostos orgânicos e de impurezas presentes na água, que estão em suspenso através de uma membrana semi-impermeável. Ao contrário da infiltração convencional, a Osmose Inversa produz um caudal de água tratada e um caudal de água rejeitada, que por sua vez é deposta por parte dos compostos expelidos através da membrana. As impurezas presentes vão se concentrando à medida que a água de alimentação passa através da Anfitrite TB30, e são eliminadas mediante o fluxo do concentrado. A água pura que passa pela membrana sai tratada e a separação feita aumenta a concentração de impurezas. São instaladas na osmose inversa 36 membranas de configuração espiral, com baixa pressão de funcionamento construídas em Poliamida para a alta eliminação de sais tipo XLE-440. Estas membranas possuem uma grande resistência química já que podem trabalhar sob um PH de 3 a 13, o que lhes confere uma grande facilidade de lavagem e recuperação, dada a panóplia de produtos químicos a que estão sujeitas.

Tratamento de Águas

A unidade de tratamento de águas ou outros produtos, foi concebida para atingir da forma mais adequada as características de qualidade pretendidas para o produto. As suas especificações, bem como o nível de automação, variam de acordo com os requisitos e necessidades do cliente, podendo ser fornecidas soluções que vão dos sistemas mais simples às soluções mais complexas, totalmente automatizadas. Dependendo de cada caso, a instalação pode ser constituída por filtros de carvão, filtros multimédia, pianos de válvulas manuais ou automáticas, tubagens e acessórios de interligação, bombas doseadoras, leitores de PH, sistemas de doseamento de cloro, descalcificadores, sistemas de osmose, etc. A Tecnobento reúne um conjunto de técnicos que, no início de um novo projecto, efectua o dimensionamento consoante as necessidades do cliente para encontrar a melhor relação possível entre o investimento e a exploração. Coagulação e Floculação Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela acção do coagulante, em partículas maiores (flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes. Na coagulação ocorre o fenómeno de agrupamento das impurezas presentes na água e, na floculação, a produção efectiva de flocos. Decantação Processo de separação de partículas sólidas da água, pela acção da gravidade, quando se anula ou diminui a velocidade de escoamento do líquido, propiciando a sedimentação dessas partículas. Desta forma há a separação efetiva dos flocos em tanques de decantação. Filtração A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Um filtro é constituído de um meio poroso granular, normalmente areia, de uma ou mais camadas, instalado sobre um sistema de drenagem, capaz de reter e remover as impurezas ainda presentes na água. Desinfecção A desinfecção é a destruição de organismo patogénicos capazes de provocar doenças ou outros organismos indesejáveis. Para efetuar a desinfecção de águas de abastecimento utiliza-se de agente físico ou químico (desinfectante), o cloro, e por isso o termo desinfecção é comumente substituído por cloração. Além do Cloro, há a possibilidade de utilização de outros agentes desinfectantes, citados em ordem de frequências: Ozónio, luz ultra- violeta e íons de prata. A cloração final visa garantir total desinfecção e qualidade biológica da água a ser distribuída.

Sala de Xaropes Automática

A sala de xaropes automática para bebidas em geral, é equipada com diversos manifolds (matriz) de válvulas e com um sistema de controlo centralizado (localizado numa sala de comando central) que permite a sua total gestão, em tempo real, por um único operador. As suas especificações (n.º de tanques de produto, n.º de linhas de enchimento e de formulação, etc.) assim como o nível de automação variam de acordo com os requisitos e necessidades do cliente. CARACTERÍSTICAS: Matriz de válvulas perfeitamente configurável e com possibilidade de expansão para o número de linhas pretendido estando apenas dependente do espaço físico existente; Os manifolds são concebidos de forma a permitir um fácil acesso a qualquer válvula quer para efeitos de manutenção quer para simples verificações; Permite lavar em simultâneo várias linhas e/ou vários tanques, dependendo da configuração do CIP e do próprio manifold, originando uma maior rapidez nos processos. É possível também estar a encher e a formular ao mesmo tempo; Utilização de válvulas à prova de mistura podendo passar ao mesmo tempo, por exemplo, produtos e CIP. As válvulas podem ser equipadas com sensores para verificar o estado de aberto ou fechado; Os tanques podem ser equipados com sensores de pressão, para medir o nível de produto que contêm. Podem ser usadas células de carga para se obter uma maior precisão na medição; O sistema de receitas é perfeitamente flexível e adaptável às especificações internas de cada produto. É também expansível a novos produtos ou especificações; Na formulação do produto podem ser usados contadores mássicos que permitem uma elevada precisão; O sistema de supervisão controla todo o processo e possui um sistema de registos de dados (parâmetros) referentes às operações efectuadas como por exemplo: quantidades de produtos, duração de cada operação, tempos de início e de fim, falhas, etc; A utilização de sensores de pressão permite visualizar a qualquer momento qual o produto e quantidade existente em determinado tanque.

Sistema de Pasteurização Flash

Embora seja impossível assegurar a eliminação de todas as bactérias, é necessário reduzi-las até níveis aceitáveis nas aplicações alimentares e farmacêuticas. Nas aplicações alimentares, a eliminação total de bactérias é desejável mas pode não ser praticável ou necessária. O objectivo é destruir a quantidade necessária de bactérias para garantir a segurança do produto, prolongar a sua validade sem afectar o sabor do produto. O método usado para matar agentes patogénicos mais comum, é conhecido como pasteurização. A Tecnobento projecta, desenvolve, produz e instala sistemas de pasteurização para tratamento térmico de diversos produtos. As especificações destas unidades de pasteurização variam de acordo com as necessidades e/ou requisitos do cliente. As nossas unidades de pasteurização, são projectadas para atingir uma alta recuperação de energia e reduzir o desperdício de produto para garantir baixos custos operacionais e maximizar a protecção ambiental. A possibilidade de o mesmo sistema de pasteurização dar resposta a diversas bebidas, permite aos nossos clientes responder rapidamente às necessidades impostas pelo mercado. Os sistemas de pasteurização da Tecnobento obedecem aos mais elevados critérios de concepção e fabrico. Algumas das suas características são: Flexibilidade em capacidades; Adaptação a diversas bebidas; Manual ou completamente automático; Controlo de Pasteurizing Units; Integração com instalações existentes; Registo, controlo e monitorização constantes de diversos parâmetros em todas as fases do processo.

Sistema CIP e SIP

O sistema de limpeza no local (CIP) e esterilização (SIP) são sistemas concebidos para a limpeza e desinfecção automática, sem a desmontagem e montagem das partes. Adicionalmente, um sistema CIP bem concebido, utilizando válvulas de dupla sede, tecnologia e integração de processos, irá permitir-lhe proceder à limpeza de uma parte das linhas enquanto outras continuam a produzir o produto. Além disso, um sistema CIP moderno permite-lhe não só poupar dinheiro em termos de utilização, mas também através de uma economia significativa de soluções químicas (através da reutilização dessas soluções), água (uma vez que o sistema é projectado para usar apenas a quantidade necessária) e horas homem. A limpeza pode ser efectuada recorrendo a sistemas automáticos ou manuais (dependendo dos requisitos do cliente) e é um processo fiável e repetível, que responde às mais rigorosas normas de higiene exigidas pelas industrias alimentares, produtos lácteos, biotecnologia e farmacêutica. CARACTERÍSTICAS: Sistema CIP com gestão automática dos ciclos de lavagem, controlo de concentração, condutividade e temperatura; As suas especificações (número de tanques e suas capacidades, nº de circuitos de CIP, caudal, velocidade, etc,) assim como o nível de automação, variam de acordo com os requisitos e necessidades de cada cliente, podendo ser fornecidas soluções que vão desde os sistemas mais simples (unidades móveis adaptáveis a diferentes configurações) às soluções mais complexas, integradas na instalação produtiva existente. Normalmente, um sistema CIP é equipado com: Tanques para soluções desinfectantes, para água quente e para recuperação de água; Permutadores de placas; Bombas doseadoras de soda, ácido, aditivos, etc.; Bombas centrífugas; Tubagem de interligação dos equipamentos; Válvulas e acessórios; Quadro de comando. O processo de limpeza pode ser feito automaticamente ou manualmente e dá resposta às mais rigorosas normas de higiene exigidas pelas indústrias alimentares, de bebidas, farmacêutica e lacticínios.

Tanques e Reservatórios

A Tecnobento constrói reservatórios para diversos fins, tais como: Armazenagem; Saturação; Isotérmicos; Assépticos; Produção; Silos; Fermentação; Sob pressão. A Tecnobento dispõe de infra-estruturas e softwares que permitem um estudo perfeito, de concepção e de visualização 3D que permitem ir de encontro às necessidades e especificações do cliente. As principais características dos nossos reservatórios são: Concepção de acordo com o espaço físico disponível e especificações do cliente; Formatos: cilíndrico, rectangular; vertical ou horizontal; tampo cónico ou copado; fundo cónico, copado ou plano inclinado; simples, isotérmico e/ou com camara de refrigeração ou aquecimento; Acessórios conforme a necessidade; Escadas de acesso com resguardo de segurança; Passerele de movimentação entre reservatórios; Materiais de construção: aço inoxidável 304 e/ou 316L; Processo de construção controlado do princípio (concepção) ao fim (instalação).

Centrais de Bombagem

As centrais de bombagem ou centrais de pressurização, são projectadas de acordo com as necessidades do cliente e o fim a que se destinam. Todos os componentes são combinados tendo como objectivo a qualidade e eficiência. O controlo em cascata garante a perfeita optimização das bombas e controlo da pressão. O controlo da central varia em função do desejado, podendo ir do mais básico (utilização de pressostato), ao mais rigoroso (sensor de pressão e variação de velocidade numa ou em todas as bombas) e o seu comando vai do mais simples (quadro com comando local) ao mais complexo (quadro e sistema de gestão centralizado numa sala de comando, por exemplo).

Trabalhos em Barragens

A Tecnobento dispõe de técnicos especializados e de um departamento de engenharia para auxiliar e propor as melhores soluções para os sistemas hídricos. A par dos recursos humanos altamente qualificados, dispomos de máquinas e equipamentos capazes e adequados para este tipo de intervenções. A Tecnobento dispõe de Procedimentos de Soldadura qualificados para soldadura a TIG e Eléctrodo Revestido, certificados por entidade certificada para o efeito. De igual modo, os nossos soldadores possuem Certificados de Soldador. Aliando isto a um processo de controlo de qualidade exaustivo, podemos garantir a boa prática nos trabalhos executados tendo sempre em atenção o factor segurança. Alguns dos trabalhos que estamos habilitados a executar são: Sistemas de arrefecimento de chumaceiras; Execução de tubagens em aço inoxidável para água e ar comprimido; Reparação de pás das turbinas hidráulicas; Sistemas de monitorização de energia; Sistemas de supervisão e controlo da instalação; Manutenção de bombas e válvulas.

Descarbonatador

As unidades de desarejamento são extremamente importantes para a qualidade final do produto. A inclusão de oxigénio na água pode provocar o acastanhamento enzimático, pode destruir nutrientes e alterar o sabor, entre outros impactos. No entanto, também são usados em processos de rinsing, dado que a água se torna menos corrosiva. CARACTERÍSTICAS: Áreas de aplicação: Desarejamento de água; Indústrias: Alimentar, bebidas e açúcar; Construção: Unidades compactas e qualidade alimentar nos acabamentos; Automação: Completamente autónomo com PLC (de acordo com exigências do cliente). CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Capacidades: 20 - 150m3/hora; Níveis de oxigénio: Residual 0,05ppm; Método desarejamento: Vácuo, CO2 ou ambos (dependendo da aplicação)

Equipamentos Sob Pressão

A Tecnobento fabrica equipamentos sob pressão para as indústrias químicas, farmacêuticas, alimentares e meio ambiente. O nosso departamento de engenharia calcula e concebe os sistemas e componentes em estreita colaboração com o cliente. O cliente é servido com um produto de elevada qualidade e desempenho. As nossas estruturas permitem dar resposta a equipamentos complexos, de alta tecnologia e de qualidade. A equipa da Tecnobento, experiente, competente e bem treinada, é capaz de lidar com as necessidades do cliente de uma forma rápida e credível. A Tecnobento dispõe de equipa técnica, infra-estruturas e certificados necessários para a realização de equipamentos sob pressão. Exemplo de produtos: Filtros de Carvão; Filtros de Areia; Tanques Pulmão; Reactores.

Adegas Vinícolas e Olivícolas

A Tecnobento dispõe de infra-estruturas e softwares que permitem um estudo perfeito, de concepção e de visualização 3D que permitem ir de encontro às necessidades e especificações do cliente. Com uma equipa forte em know-how, conseguimos oferecer aos nossos clientes, produtos de elevada qualidade e pensados exclusivamente para a sua aplicação e necessidades. Características: -Formatos: cilíndrico e rectangular; vertical ou horizontal; tampo cónico ou copado; fundo cónico, copado ou plano inclinado; simples; isotérmico ou com câmara de refrigeração ou aquecimento; -Materiais de construção: AISI304 ou AISI316; - Acabamento das superfícies: 2B, polido a brilhante, satinado, etc.; -Processo de construção controlado do princípio ao fim; -Interligação com equipamentos existentes; -Resguardos de segurança ou passerele de movimentação entre reservatórios; -Automação; -Sistemas de supervisão; Os nossos produtos são alvo de rigorosos controlos e ensaios durante a sua fase de construção e posteriormente ensaiados em ambiente real, nas instalações do cliente, e obedecem às normas de construção em vigor. Entre os nossos produtos, temos: -Cubas rotativas de maceração e fermentação; -Tegões de transporte; -Caixas de transporte; -Tegões para recepção de uvas; -Cubas de fermentação; -Cubas de armazenagem; -Cubas de refrigeração; -Lagares em inox; -Sistemas de supervisão; -Automação de processos; -Passereles de movimentação; -Resguardos de segurança:

Blending

O BLENDSYSTEM TB8 é um equipamento de preparação de bebidas, completamente pré-montado em skid e de fácil instalação, concebido para a maioria de bebidas carbonatadas. A quantidade requerida de xarope, água e CO2 são cuidadosamente medidos por equipamentos electrónicos. O tanque de carbonatação é instalado junto à enchedora para que tenhamos os melhores resultados no aproveitamento e carbonatação do produto. Todo o sistema garante a mais elevada qualidade do produto em produção em contínuo. Este equipamento inclui os seguintes sistemas: Desarejamento de água: uma bomba de vácuo remove o oxigénio. Mistura de água e xarope: o xarope é armazenado num pequeno tanque em que a atmosfera é enriquecida com CO2 de modo a evitar qualquer tipo de oxidação. O xarope e a água desarejada são misturados quando as condições do circuito fechado constituído por bomba, caudalimetro e válvula moduladora forem satisfatórias para a realização do processo. Este produto será armazenado num tanque buffer que garante a qualidade do produto com perda zero. Este tanque buffer possui um densímetro que monitoriza e controla o brix do produto. Carbonatação: uma válvula moduladora e um caudalimetro mássico controlam a injecção de CO2 em proporção ao caudal de produto a carbonatar. O sistema possui um refractómetro da última geração que permite uma qualidade superior da bebida terminada.